As atividades desenvolvidas na DVSCAP2.2 estão fundamentadas no modelo de atenção à saúde prescritos na Constituição e Leia Orgânica da Saúde. Essas medidas são realizadas a partir de integrações com PSF (Programa de Saúde da Família); PSE (Programa de Saúde na Escola) e com a Promoção de Saúde.
Assim sendo essas atividades são realizadas de forma solidária e em parceria sendo capazes de construir articulações entre a atenção primária e vigilância em saúde promovendo as mais variadas informações em novos processos de trabalho que sejam capazes de possibilitar mudanças efetivas de integração relacionadas a Vigilância em Saúde nas diferentes comunidades de cada território. Isso é feito de modo a respeitar as características específicas de cada região de atuação levando em conta aspectos sócio-culturais, epidemiológicos e sanitários.
As atividades desenvolvidas também abrangem ações educativas responsáveis por integrar distintos segmentos das comunidades com o objetivo de verificar e eleger prioridades na questão dos enfrentamentos dos problemas identificados nos locais de atuação.
No campo operacional propriamente dito, os agentes de vigilância em saúde desenvolvem ações de promoção, prevenção e controle de agravos como por exemplo:
- Identificar sinais e sintomas de doenças e encaminhar os casos suspeitos para as Unidades de Saúde responsáveis
- Acompanhar os usuários em tratamento e orientá-los
- Colocar em prática ações educativas e de mobilização da comunidade no que for concernente ao controle de doenças/agravos
- Orientar a comunidade quanto ao uso de medidas de proteção individual e familiar para a prevenção de doenças
- Mobilizar a comunidade para desenvolver medidas simples de manejo ambiental para o controle de vetores
- Participação com palestras, medidas educativas e informativas, peças de teatro, caminhadas, brigadas, campanhas de cunho sócio-educativo em Igrejas, Escolas, Associações Comerciais, Associações de moradores